Estética


Conheça a nova droga para tratar celulite

Por | em 29 janeiro 2014

Conheça a nova droga para tratar celulite

Celulite, ou lipodistrofia ginóide, como é chamada pelos médicos, é uma condição caracterizada por ondulações na pele que geralmente afeta as coxas e as nádegas. É o resultado de septos (divisões) fibrosos de colágeno em um padrão irregular que causam ondulações da pele e afeta 85-98% das mulheres. Atualmente, não existem terapias aprovadas no FDA nem produtos farmacêuticos para esta indicação.

Segundo o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo, um estudo aberto sobre o Xyaflex está sendo conduzido junto ao FDA para avaliar se a colagenase (enzima que dissolve fibras espessadas de colágeno) injetável pode restaurar as áreas afetadas pela celulite para um aspecto mais estético satisfatório. Em uma primeira etapa, dez mulheres foram tratadas com uma dose única da colagenase em cinco locais de injeção diferentes na região da celulite, nos culotes. Uma redução de 76% foi observada em imagens tridimensionais e o índice de satisfação das pacientes foi considerada alta.

Com base nesses dados, uma nova fase de estudos foi lançada junto ao FDA Americano em dezembro de 2012, aumentando a dose da colagenase injetável na região dos quadris. Essa nova fase mostrou que doses maiores da droga foram bem toleradas e que 63% das pacientes apresentaram uma melhora importante no volume das ondulações da celulite. “A colagenase pode ser uma opção terapêutica no futuro, uma vez que essa enzima tem a capacidade de dissolver os septos fibrosos que provocam o aspecto casca-de-laranja.” Ressalta o doutor.

Como é tratada a celulite hoje

O médico explica que os métodos atuais para tratamento da celulite envolvem aparelhos que combinam sucção, radiofrequência e ultrassom, mas que nenhuma máquina é capaz de destruir os septos de maneira tão agressiva. “Para rompermos os septos, muitas vezes indicamos a subcisão, um método mais invasivo em que usamos uma pequena agulha cortante que rompe os septos. Em nódulos mais fundos, podemos fazer até mesmo preenchimento da celulite com ácido hialurônico”, comenta Dr. Jardis. A subcisão em geral causa pontos arroxeados que podem durar trinta dias.

Fabricada pelo laboratório Auxilium, a enzima colagenase é sintetizada em laboratório e já é aprovada para tratar a doença de Dupuytren, que produz um espessamento e encurtamento dos tendões das mãos, causando alterações na movimentação dos dedos. Com o avanço das pesquisas, a promessa é que, se os resultados continuarem positivos, a droga seja aprovada para o tratamento da celulite pelo FDA.



COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


MATÉRIAS RELACIONADAS